segunda-feira, 6 de junho de 2016

                                          Creatinina alta...

  ...Para baixar a creatinina alta é preciso que os rins recuperem a sua capacidade de filtrar o sangue, uma vez que não existe um medicamento específico para baixar a creatinina. Os rins podem recuperar a sua função em casos de insuficiência renal aguda, quando a agressão sofrida por eles é pontual. O tratamento, nesses casos, deve ser direcionado à doença que está danificando os rins.

Já nos casos de insuficiência renal crônica, em que os rins apresentam uma lesão irreversível devido aos anos de agressão provocada por diabetes, hipertensão arterial, drogas ou medicamentos tóxicos, dificilmente o paciente irá recuperar a função renal e conseguir baixar os valores da creatinina.

   É importante lembrar que a creatinina alta não é prejudicial ao organismo, mas indica que os rins não possuem mais a mesma capacidade de filtração. Por isso ela vai se acumulando no sangue e os seus valores ficam elevados. 

  Entretanto, uma vez que a creatinina é resultante do metabolismo da creatina, uma substância presente nos músculos, indivíduos mais musculosos ou esportistas podem apresentar níveis elevados de creatinina sem terem problemas renais. Por isso os valores da creatinina devem ser avaliados por um médico nefrologista.

Proteinúria

    A quantificação da proteinúria é um teste de grande valor na avaliação das doenças renais, constituindo-se em marcador diagnóstico e prognóstico, além de ser fundamental no acompanhamento do tratamento das glomerulopatias.



  





      Os pacientes com nefrite lúpica tinham creatinina sérica mediana de 1,0 mg/dL (mínimo: 0,7; máximo: 4,7 mg/dL). 
     Foram comparadas 78 amostras de urina de pacientes com nefrite lúpica, constatando-se uma boa correlação entre PH e Relação P/C (r = 0,901 e r² = 0,813, Gráfico 1). Na comparação dos valores da proteinúria em amostra isolada com a P24h (r = 0,635 e r² =0,403, Gráfico 2) e com a Relação P/C (r = 0,754 e r² = 0,569,Gráfico 3), a correlação entre as variáveis foi inferior.

Fonte http://medicoresponde.com.br/tag/creatinina/

http://medicoresponde.com.br/creatinina-alta-o-que-fazer-para-baixar/

Islândia Barbosa Aguiar
06/06/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário