Funções da citrulina
Apesar de não ser um aminoácido muito abundante na nossa dieta, a citrulina assume um papel relevante em várias funções biológicas. A mais importante para praticantes de musculação talvez seja o seu envolvimento na produção de óxido nítrico. Ela aumenta os níveis de arginina no sangue, um aminoácido precursor do óxido nítrico
Durante o exercício físico, o trabalho cardíaco aumenta e ocorre uma redistribuição do fluxo sanguíneo. Os músculos que se encontram debaixo de mais stress são mais abastecidos do que os tecidos inativos. O aumento do fluxo sanguíneo significa uma maior rapidez e eficiência na distribuição do oxigênio e dos nutrientes aos músculos.
A citrulina reduz o ácido láctico e a amônia
A citrulina serve de intermediária no ciclo da ureia, um ciclo de reações bioquímicas que produz ureia a partir de amônia, uma substância tóxica ao organismo e cuja acumulação reduz a formação de glicogênio muscular e causa fadiga.
A produção de ureia é fundamental para a eliminação destes tóxicos que prejudicam a performance do atleta e que podem ter consequências letais para a saúde. A prática de exercício quer aeróbico como anaeróbico leva a que o corpo produza grandes quantidades de amônia.
O que os investigadores descobriram foi que a citrulina malato ajuda a eliminar a sensação de “queimadura” resultante da acumulação de ácido láctico, pois aumenta os níveis de bicarbonato .
Islândia Barbosa Aguiar
03/06/2016
Fontes:
(http://www.comicb.com/o-que-e-l-citrulina-malate/)
(http://www.vulgosuplementos.com.br/massa/aminoácidos/100-l-citrulina-malato-pote-100-gramas.htmlm)
(http://www.cienciainforma.com.br/post.php?id=118)
Nenhum comentário:
Postar um comentário