Para os mamíferos a produção de uréia constitui um meio de se remover o nitrogênio residual resultante da oxidação dos aas na forma de um composto atóxico e hidrossolúvel. O NH4+ e o aspartato provenientes da degradação dos aminoácidos são destinados a produção de uréia no fígado. Esta inicia-se no matriz mitocondrial, com a formação de carbamoil-fosfato a partir de íons amônia e bicarbonato. O carbomoil-fosfato condensa-se com ornitina, formando citrulina, que é transfirada para o citossol, onde reage com aspartato, formando argininossuccinato, que se decompõe e, arginina e fumrato. A arginina é hidrolisada, regenerando ornitina e produzindo uréia. É importante frisar aqui a importância de se ter um ingestão adequada de proteínas. De acordo com a RDA (Recomendação diária adequada) as necessidades de proteínas é de 0,8g/kg de peso corporal/dia, mas a ingestão acima desse valor é bem comum, principalmente entre os praticantes de atividade física. Porém, a ingestão exagerada de proteína não interfere no aumento de massa muscular, somente aumenta a produção e liberação de uréia, tendo visto que, satisfeito as necessidades protéicas (de 0,8g de proteína/kg de peso corporal/dia) o resto do consumo protéico não é absorvido pelo corpo e os aminoácidos exógenos são degradados e tem seu nitrogênio excretado. Isso faz com que o trabalho metabólico do fígado e do rim aumente, podendo causar alguns problemas nesses órgãos.
Cadeia carbônica remanescente da degradação dos aminoácidos Tendo sido removido o grupo amino do aminoácido, resta sua cadeia carbônica (α-cetoácido), que poderá, dependendo do tecido e de seu estado fisiológico, ser oxidada pelo ciclo de Krebs – embora as cadeias carbônicas dos aminoácidos não sigam uma via comum de oxidação, eles convergem para a produção de apenas alguns compostos, como piruvato, acetil-CoA, oxaloacetato, α-cetoglutarato, succinel-CoA e fumarato –, utilizada pela gliconeogênese, para a produção de glicose e conversão a triacilgliceróis.
FONTE: Souza,L. T. Referências Bibliográficas Bioquímica Básica - 2ª Ed. - Anita Marzzoco; Bayardo Baptista Torres. Nutrição Moderna na Saúde e na Doença - 10ª Ed. - Ross, A. Catharine; Caballero, Benjamin; Shike, Moshe; Shils, Maurice E. ; Cousins, Robert J. Lehninger: Princípios de Bioquímica - 4ª Ed. - Albert L. Lehninger; David L. Nelson; Michael M. Cox
ALUNA: THAÍS HELENA LOPES DE SOUSA
Nenhum comentário:
Postar um comentário