A ornitina, também chamada de l-ornitina, é um aminoácido não essencial, o que quer dizer que ele é produzido pelo corpo, e é derivado da quebra de arginina durante o ciclo do ácido cítrico. Ela ajuda a criar músculos e reduzir a gordura do corpo, principalmente quando é combinada com arginina e carnitina. Ela também é necessária para a formação de citrulina, prolina e ácido glutâmico, aminoácidos que ajudam a fornecer energia às células do corpo.
A ornitina é frequentemente vendida como um suplemento para fisiculturistas, em combinação com a arginina, já que estudos laboratoriais indicam que ela aumenta os níveis de insulina e do hormônio do crescimento, além de prevenir a perda de músculos.
Como tomar Ornitina
Como a ornitina é um aminoácido produzido pelo corpo e também presente em alimentos, como peixes, carne, leite, queijo, iogurte e ovos, as chances de uma pessoa desenvolver deficiência de ornitina no corpo são extremamente pequenas. Mesmo assim, algumas condições, como gravidez, trauma e desnutrição, podem causar a deficiência.
Muitos laboratórios oferecem uma variedade de suplementos de l-ornitina, portanto, mesmo que você sofra de deficiência de ornitina, você deve consultar seu médico antes de tomar qualquer suplemento, já que ele é quem dirá qual o suplemento ideal para suas necessidades.
A dose apropriada de ornitina depende de vários fatores, como idade, saúde, peso, a condição a ser tratada, etc.
Quando tomada para a criação de músculos, a ornitina geralmente é ingerida antes de se deitar, com o estômago vazio, em doses de 500 miligramas a 2 gramas. É comum que a ornitina seja combinada com outros aminoácidos, como arginina, ou como uma adição em um shake de proteína.
Efeitos Colaterais da Ornitina
O suplemento de ornitina pode causar efeitos colaterais como irritação estomacal, inquietação e insônia. Além disso, pessoas tomando medicamentos para hipertensão ou para disfunção erétil não devem tomar o suplemento de l-ornitina por possíveis interações entre os medicamentos.
O suplemento também pode ser tóxico se entrar em contato direto com os pulmões ou outras membranas mucosas. Grandes quantidades em contato com a pele também podem causar irritação, e o contato com os olhos pode ser perigoso.
A ingestão de até 10 gramas por dia de l-ornitina parece ser segura. Acima disso, a ornitina pode causar desconforto gastrointestinal, irritação no estômago, cólicas e diarreia.
Referências :http://www.dicademusculacao.com.br/l-ornitina-efeitos-tomar/
Aluna: Thaís Helena Lopes de Sousa
Nenhum comentário:
Postar um comentário